domingo, 25 de abril de 2010

Vamos falar um pouco de hardware mobile - Parte I

Olá pessoal!!! A grande noticia que tivemos no decorrer da semana foi sobre uma possível aquisição da ARM por parte da Apple, de acordo com as especulações a Apple estaria disposta a desembolsar US$ 8 bilhões pela fabricante de processadores p/ dispositivos móveis. Mas antes de apresentar um pouco da ARM p/ o leitor que nunca ouviu falar ou que sabe pouco, devo dizer que o interesse da Apple é claramente manipular até mesmo o hardware que equipa seus gadgets, pois caso não saibam a ARM equipa toda a linha Ipod, Iphone, Ipad e INCLUSIVE uma imensa parcela de aparelhos no mercado mobile como Blackberry, Nokia, Motorola, Samsung, HTC ou talvez seja melhor resumir dizendo que esses chips estão em nove entre10 aparelhos no mercado, acredito fortemente que se essas especulações se confirmarem  não será nada saudável p/ o mercado mobile afinal ela(Apple) poderá praticar "qualquer" preço ou ainda fornecer somente os chips inferiores p/ os concorrentes.


Quem é a ARM ?
Projeta e desenvolve microprocessadores com baixo consumo de energia p/ equipar celulares, MP3 Players, e games portáteis(PSP e Nitendo DS).


Origem
Britânica


Modelo de Negócios
A grande sacada da ARM é a seguinte, ela simplesmente faz todo o trabalho de engenharia do chip, ou seja, ela só projeta e NÃO fábrica, apenas licencia os projetos p/ os fabricantes e ganha no royalties sobre as vendas ("Fácil" não??) assim não tem todo o custo de administração de uma fábrica (A cara da Apple!).


Os chips ARM são processadores RISC de 32 bits, que apresentam uma arquitetura extremamente otimizada, com poucos transístores e um consumo elétrico extremamente baixo. Os processadores ARM usados nos aparelhos atuais estão espalhados entre as familias de chips ARM7, ARM9 e ARM11, esse ultimo é o que equipa aparelhos como o Nokia N95, HTC TyTN II e o Iphone, enquanto o ARM9 equipa os aparelhos NOKIA E62 e E61i.


Os chips ARM11 oferecem um desempenho por ciclo ligeiramente superior (1.2 DMips por MHz, contra 1.1 DMips por MHz dos ARM9) mas a grande diferença do ponto de vista do desempenho entre as duas famílias está no número de estágios de pipeline usados no processamento das instruções. Os chips ARM9 utilizam um pipeline de 5 estágios, enquanto os ARM11 utilizam um pipeline de 8 estágios.


A utilização de mais estágios de pipeline faz com que cada estágio execute um volume menor de processamento por ciclo, o que permite que o processador opere a uma freqüência mais elevada, para entender melhor, faça analogia a produção de carros, onde existem vários estágios no decorrer da produção, se o trabalho é dividido com mais trabalhadores a quantidade de tarefa p/ cada um é bem menor, ficando assim mais eficiente.


Os chips ARM9 ficam restritos à casa dos 200 a 250 MHz enquanto os chips mais recentes, ARM11 atingem freqüências de 400 a 600 MHz e há ainda a nova familia denominada Cortex A9 destinado ao netbooks e que promete ser mais rápido que os chips da Intel, o famoso ATOM (linha de processadores da Intel destinada e pequenos dispositivos)


Até a parte II ainda essa semana...


Créditos de Imagem: pceee

0 comentários:

Postar um comentário