sábado, 5 de junho de 2010

Aplicativos Mobile ou Mobile Websites ?

Senhores,

Ultimamente tenho pensado muito em achar uma resposta p/ essa pergunta, adoro aplicativos mobile e a idéia de desenvolver uma serie deles me atrai muito, seja p/ usuário final ou uma aplicação corporativa, mas o fato é que andei lendo muitas coisas e comecei a ficar com essa dúvida, claro que cada um tem sua vantagem tecnicamente ou mesmo em nível de experiência com usuário, porém não é tão simples quanto parece.

Exemplo I (Online x Offline) - No desenvolvimento de aplicativos poderia disponibilizar uma serie de recursos p/ o usuário de modo offline e faze-lo "sugar" o máximo que o hardware oferece, conseqüentemente fornecendo ao usuário uma super experiência a nível de interface, já em um Mobile Website alguma coisa muito sofisticada remotamente pode exigir muito da conexão do usuário e ele não ter uma experiência tão boa.

Exemplo II (Upgrade) - Quando houver necessidade de soltar uma atualização(release) o aplicativo daria mais trabalho, afinal depende do usuário baixar essa atualização p/ o device, já no Mobile Website essa trabalho seria poupado pois tudo estaria centralizado, bastando que ele fizesse o acesso.

Exemplo III (Desenvolvimento) - Um aplicativo p/ um device especifico ou mesmo p/ vários deles é com certeza mais trabalhoso e custoso devido a dificuldade de mão de obra(recursos com conhecimento disponíveis no mercado) ou mesmo na necessidade de obter suporte com a linguagem utilizada, exemplo: Uma aplicação desenvolvida em J2ME será mais difícil pessoas p/ lhe suportar em caso de algum problema ou dúvida, já em um Mobile website teóricamente esses problemas seriam  poupados.

Exemplo IV (Compatibilidade) - Esse eu acho um dos itens mais cruciais, compatibilidade é tudo, e aplicativos mobile principalmente aqueles desenvolvidos em J2ME não possuem essa facilidade, um aplicativo desenvolvimento em J2ME p/ um celular Nokia não é garantia que irá rodar em um aparelho Motorola por exemplo, já em um Mobile Website todo esse problemas de compatibilidade não existiria.

Enfim essas são apenas algumas coisas a se pensar antes de se decidir qual lhe dará mais vantagens ou então menos dor de cabeça, sei que existem outros fatores, alguns deles não descrevi aqui(por preguiça mesmo), outros não me passaram pela cabeça ainda, mas gostaria que você que está lendo deixe seu posicionamento quanto a isso, o que acrescentaria além dos que foram citados? qual a forma de solucionar pelo menos um deles? enfim qual sua visão geral em relação a isso?

Abraço

1 comentários:

Anônimo disse...

Vejo realmente que utilizando websites é mais fácil e mais rápido o desenvolvimento, mas devemos considerar que tudo depende qual tipo de software você está desenvolvendo.

Postar um comentário