domingo, 13 de junho de 2010

Novidades do Android 2.2 (Froyo)

Senhores, alguns dias atrás tivemos o Google I/O 2010 onde entre tantas novidades foi apresentada a sétima versão do Android denominada Froyo. O Android recebeu bastante atenção durante a conferência e foi o tópico tratado no keynote de Vic Gundotra, VP de Engenharia do Google. O Android 2.2 possui novas funcionalidades em áreas como: integração corporativa, APIs do dispositivo, performance, tethering, browser, e marketplace.

Microsoft Exchange
O Android possui novas funcionalidades que fazem com que o uso do Exchange em ambientes corporativos se torne mais amigável. Algumas das novas funcionalidades são:
  • Conta do Exchange é auto-descoberta baseada no username/password
  • Suporte para o calendário do Exchange com sincronização
  • Melhorias na segurança, possibilitando aos administradores aplicarem as politicas de segurança nos dispositivos.
  • Restaurar para as configurações de fábrica - Os administradores podem restaurar o dispositivo para as suas configurações de fábrica com o intuito de excluir dados importantes caso o dispositivo seja roubado ou perdido.
APIs do dispositivo
Um grande número de APIs foram melhoradas ou foi adicionado a possibilidade dos desenvolvedores chamarem elas de suas aplicações:
  • Application data backup API - possibilita fazer backup dos dados no cloud. Se alguém trocar para outro dispositivo Android, será possível restaurar os dados do primeiro dispositivo no novo.
  • Cloud-to-Devide messaging API - Isso possibilita aos usuários/sistemas a colocarem ações agendadas no cloud para que tenham efeito no dispositivo. A funcionalidade oferece alertas para o celular, enviar para o telefone ou serviços push.
  • Aplicações podem ser instaladas diretamente em um dispositivo de memória externo (cartão SD). Elas também podem ser movidos da memória interna para o cartão SD e vice-versa.
Tethering
O Android 2.2 suporta conectar múltiplos dispositivos à Internet através de um hotspot que é disponibilizado por um telefone Android.


Performance
O Android 2.2 é 2-5X vezes mais rápido do que o Android 2.1 para aplicações que requerem alto grau de processamento, essa melhoria só é possível graças ao novo compilador Dalvik JIT. De acordo com um benchmark do Linpack, um Nexus One com o Froyo instalado alcança 37.5 MFlops, comparados com os 6.5MFlops atingidos no mesmo celular com a versão 2.1 do Android.


Nevagação mais rápida
O Javascript é processado 2-3X mais rápido do que o Android 2.1 por conta da utilização do Chrome V8 como engine.


Acesso a API do dispositivo diretamente do Browser
Um grande número de APs - acelerômetro, câmera, reconhecimento de voz, tradução - pode ser acessada diretamente do browser, o que possibilita a interação de aplicações webs com esses dispositivos, o que antes não era possível. Por exemplo, agora será possível tirar um foto e colocada em um website, tudo isso feito dentro do browser.


Suporte ao Flash 10.1
O Froyo suporta a última versão do Flash, a 10.1 que está em beta. Houve um grande ganho na performance gracas ao compilador JIT que agora processa as aplicações Flash, conhecidas por ter um grande grau de processamento na CPU.


Android Maketplace
Os desenvolvedores de aplicações para o Android 2.2 e os usuários serão beneficiados com uma série de novas funcionalidades:
  • Busca através de aplicações do Android Marketplace
  • Update - Atualize todas as suas aplicações apertando apenas 1 botão ou então colocando suas aplicações para atualizarem automáticamente
  • Relatório de Crash ou travamento. O novo Android integra um relatório que possbilitado em apenas um post enviar os dados completos sobre o problema que ocorreu.
  • Busque suas aplicacões do Marketplace de um PC e faça o donwload diretamente no seu dispositivo. Utilizando um PC, o usuário seleciona uma aplicação no marketplace e a aplicação é enviada para o dispostivio onde ela será carregada. O usuário deve estar logado e o dispositivo deve estar registrado no Android Marketplace para que isso seja possível.
Gerenciamento de Músicas
Agora é possível transferir todas as suas músicas não-DRM de um Windows Media ou do Itunes diretamente para o seu Android.

Segue vídeo demonstrando algumas das funcionalidades:

0 comentários:

Postar um comentário